• Raphael Uba de Faria

A Pintura Marroquina de Meki Megara


Direitos de Imagem: http://mekimegara.com/


Quando falamos em pintura, quase imediatamente, nossa mente nos remete aos grandes mestres europeus. Com menor frequência, nos lembramos de expoentes nacionais, norte-americanos ou asiáticos. Mas, marroquinos... Dificilmente.


Direitos de Imagem: http://mekimegara.com/


País, de cultura riquíssima, resultado da junção de suas raízes bérberes, da civilização islâmica e das influências espanhola e francesa, o Marrocos é a terra natal de Meki Megara, artista ainda pouco conhecido além das fronteiras de sua nação, da Espanha e da França, mas é um dos nomes mais interessantes da pintura figurativa - aquela voltada para a representação de formas humanas, elementos da natureza e objetos - do século XX.

Nascido na cidade de Tetuão - mais conhecida pela versão francesa, Tétouan -, em 1933, Megara permeou sua obra com representações da vida e da paisagem marroquinas. Fascinado pela pintura desde jovem, ele estudou profusamente as técnicas e estilos da arte, além de diferentes tipos de texturas e materiais. Realizou sua primeira exposição com apenas 16 anos e, logo em seguida, rumou para a Espanha, onde estudou em Sevilha e Madri e permaneceu até 1960, quando passou a ocupar o posto de professor de Pintura e Perspectiva na Escola de Belas Artes de Tétouan.


Direitos de Imagem: http://mekimegara.com/


Contudo, apesar de toda a sua formação voltada à pintura figurativa, Meki Megana flertou com vários elementos abstratos ao longo de sua carreira e, talvez, esse seja, exatamente, o ponto alto e singular de sua arte. Esse sutil toque de abstração cria uma representação mais fluida da cena, dando-nos a sensação de movimento e dinamismo. A influência de Megara no Marrocos e a qualidade inegável de seu trabalho, fizeram dele um dos maiores expoentes – provavelmente, o maior - da pintura marroquina contemporânea e sua obra tem sido cada vez mais admirada e estudada, sobretudo na Europa.


Direitos de Imagem: http://mekimegara.com/


Além da pintura em tela, Meki Megara, curiosamente, trabalhou no desenho de moedas desenvolvidas após a independência do Marrocos, em 1956, sendo um dos pioneiros do ramo no país.


Direitos de Imagem: http://mekimegara.com/

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo