• Marco Túlio Gazzola

Ada Lovelace


Ada Lovelace - Óleo sobre tela - Margaret Sarah Carpenter

Direitos de Imagem: Domínio Público

Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/File:Ada_Lovelace.jpg


Augusta Ada Byron nasceu em 10 de dezembro de 1815, em Londres (Inglaterra). Filha do poeta Lord Byron (1788-1824) e da matemática Anne Isabella Milbanke, Ada recebe, de sua mãe, uma educação com atenção especial às aulas de matemática(1). Aos doze anos de idade, obcecada pela ideia de criar mecanismos que permitissem voar, escreve um livro, com suas ideias em ilustrações de como alcançar esse objetivo, chamado Flyology.(2)

Ada era inspirada também por Mary Somerville, a primeira mulher a entrar para a Sociedade Real de Astronomia, junto com Caroline Hershel. Mary e Ada tornaram-se amigas e essa relação de amizade foi responsável pelo inicio da parceria entre Ada Lovelace e do matemático Charles Babbage. (2)

Em 1843, Ada Lovelace traduziu alguns trabalhos para Charels acerca do primeiro computador genérico, chamado de Analytic Machine (“Maquina Analítica”). Ao traduzir esses trabalhos usou de todo o seu conhecimento e acabou por expandi-lo com observações sobre os potenciais usos da máquina, incluindo a manipulação de símbolos e a criação de música. Essa sua contribuição permitiu o reconhecimento de seu talento.(3) Considerada a “primeira programadora” da história, morre em 1852, em Londres, com 36 anos de idade. (2)

E por que Lovelace? Seu verdadeiro nome é Augusta Ada Byron. No entanto, Augusta era o nome de uma das amantes de Lord Byron e, quando sua mãe Anne descobriu, passou a chamar a filha apenas por Ada. Depois, casada com William King-Noel, Ada passou a ser King, mas ficou conhecida por seu título, condessa de Lovelace (2)


CURIOSIDADES


1) LINGUAGEM ADA

Em 1980, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos registrou, em sua homenagem, a linguagem de programação “Ada”. (4)


2) “DIA DE ADA LOVELACE”

Em 2009, a organização sem fins lucrativos Suw Charman-Anderson criou o “Dia de Ada Lovelace”. (4)


3) PIONEIRISMO

O reconhecimento do pioneirismo de Ada com programação só veio quase um século depois de sua morte. Isso foi quando Alan Turing (matemático britanico, considerado o pai da ciência computacional e da inteligência artificial) fez referência ao trabalho dela. (5)


4) DOODLE DA ADA

Em 10 de Dezembro de 2012, o Google prestou uma homenagem para Ada com esse doodle: (5)


Direitos de Imagem: Google

Fonte: https://super.abril.com.br/blog/superlistas/7-coisas-que-voce-deveria-saber-sobre-ada-lovelace/


5) TURMA DA MONICA.

Em 2018, a Turma da Mônica prestou homenagem ao Dia da Mulher retratando vários nomes importantes da história, dentre os quais o de Ada Lovelace.(6)


6) DIA DE ADA LOVELACE NO BRASIL

A segunda terça-feira de outubro é conhecida como o dia de Ada Lovelace. Aqui no Brasil também se registra essa data. Exemplo disso é que no dia 19 de outubro de 2019, o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, realizou um evento com palestras, minicursos etc como parte das comemorações do Ada Lovelace Day. O evento, que contou com a participação de empresas como Google, Monitora e Token lab,foi coordenado pelo grupo de extensão Women in Tech.(7)


Referências


1 -Almanaque Abril. Ed.41 2015

2- https://revistagalileu.globo.com/Sociedade/Curiosidade/noticia/2018/02/10-fatos-sobre-ada-lovelace-que-farao-voce-admira-la-ainda-mais.html

3- https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/mulheres-na-ciencia-sim-nos-podemos-conheca-a-historia-de-ada-lovelace/

4- https://link.estadao.com.br/noticias/geral,ada-lovelace-a-encantadora-de-numeros,10000034740

5- https://super.abril.com.br/blog/superlistas/7-coisas-que-voce-deveria-saber-sobre-ada-lovelace/

6- https://cultura.estadao.com.br/fotos/quadrinhos,ada-lovelace,851784

7- https://icmc.usp.br/noticias/4630-evento-na-usp-destaca-a-presenca-de-mulheres-na-area-de-tecnologia

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo