• Marco Túlio Gazzola

Al-Deayea



Mohamed Abdullaziz Al-Deayea é um ex-goleiro de futebol saudita que atuou entre 1989 e 2010. Iniciou sua carreira ainda muito jovem no Al Ta'ee, influenciado por seu irmão mais velho, Abdullah, que já atuava como goleiro profissional. Seu talento chamou a atenção e logo foi convocado para defender a seleção no Campeonato Mundial de Futebol Sub-16 de 1989, na Escócia. Lá, pela primeira vez em sua história, a equipe saudita conquistou o título da categoria.

Mantendo as boas atuações, foi convocado para a seleção principal. Nos primeiros anos, participou de torneios continentais, dos jogos eliminatórios e da Copa do Mundo de 1994 - a primeira disputada pelo país. No final da década, disputou mais uma Copa do Mundo e a Copa das Confederações.

Em seu país, finalmente trocou de clube em 1999, assinando com o Al-Hilal, de Riad, e ganhou mais alguns títulos. Em grande fase, chegou a um acordo, no mesmo ano, com o Manchester United, que procurava um substituto para Peter Schmeichel, mas a transferência não ocorreu devido à sua dificuldade em obter a licença de trabalho.

Ele disputou ainda as Copas do Mundo de 2002 e 2006 - essa última, como reserva. Em 2010, decidiu aposentar-se.

Al-Deayea é, também, um recordista: ocupa o terceiro lugar no FIFA Century Club, uma lista formada por aqueles que possuem mais de cem convocações para jogos internacionais de seleções, com 178.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo