• Marco Túlio Gazzola

Alguns dos Pontos Mais Quentes do Mundo e suas Paisagens. Você Consegue Imaginar?

O planeta Terra possui uma enorme diversidade de tipos de clima e vegetação, resultando em grande variedade de paisagens. E alguns lugares, devido a suas condições desfavoráveis à manutenção de serviços de monitoramento, não é possível realizar registros in loco precisos de todas as suas características físicas, inclusive a temperatura, por isso optamos por apresentar “os mais quentes do mundo”, sem apresentar uma relação de hierarquia entre eles. Surpreenda-se então com esses locais.


Vale da Morte, Estados Unidos

O deserto californiano já registrou temperaturas que equivalem a 56,7º Celsius. No dia 14 de setembro de 2019, a Organização Mundial de Meteorologia reconheceu oficialmente o local como o mais quente do mundo ao registrar 57,8º Celsius. No entanto, se considerarmos a média de tempetura anual, o Vale da Morte não é o local mais quente do planeta.


A paisagem, como é?

Fonte: https://www.quandoir.com.br/estados-unidos/california/death-valley-national-park-4030766/


Dallol, Etiópia

Na Etiopia, mais precisamente a 600 quilômetros da capital Adis Adeba, encontramos o deserto Danakil e a colina vulcânica de Dallol, local considerado o mais quente do planeta, registrando médias de temperaturas acima de 41º C. As substâncias presentes na superfície das massas de rochas contribuem para a formação de lagos coloridos peculiares.


A paisagem, como é?

Fonte: https://www.magnusmundi.com/dallol-o-lugar-mais-quente-do-planeta/


Deserto Lut, IRÃ

O deserto de Lut, no Irã, é um grande deserto de sal no sudoeste do Irã que registra temperaturas elevadíssimas, de até 70º Celsius (recorde registrado em 2005 por uso de imagens de satélite). A combinação de rochas vulcânicas (que absorvem calor) com dunas são alguns dos elementos que explicam a alta temperatura na região. Esse local peculiar, declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, apresenta espécies de animais que não são encontradas em nenhum outro lugar do planeta e curiosamente não há registro de vegetação em nenhum ponto dos seus 52 mil quilômetros quadrados.


A paisagem, como é?

Fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Sand_castles_-_Dasht-e_Lut_desert_-_Kerman.JPG



Referências:


https://www.google.com/amp/s/www.terra.com.br/amp/vida-e-estilo/turismo/internacional/conheca-os-10-lugares-mais-quentes-do-mundo,282d6540596c9310VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html


https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/turismo/2019/07/03/interna_turismo,767836/nordeste-africano-da-acesso-ao-portao-do-inferno.shtml


https://brasil.elpais.com/brasil/2019/05/27/ciencia/1558946204_364974.html

https://www.google.com/amp/s/www.bbc.com/portuguese/internacional-53843210.amp

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo