• Marco Túlio Gazzola

Antonio Carbajal: o primeiro atleta a disputar cinco Copas do Mundo

Antonio Felix Carbajal Rodríguez é um ex-goleiro da seleção do México. Nascido em 7 de Junho de 1929, disputou seu primeiro campeonato internacional em 1948, os Jogos Olímpicos de Londres. Nessa competição demonstrou seu talento e garantiu sua vaga nas competições seguintes.

Dois anos depois, foi convocado para o posto de goleiro titular da seleção mexicana na Copa do Mundo de 1950, disputada no Brasil. Foi a estreia de Carbajal em Copas do Mundo. Nessa Copa, Brasil e México se enfrentaram, tendo Carbajal levado quatro gols. Resultado: Brasil 4, México, 0. Dessa Copa, o ex-goleiro que ainda está lúcido, lembra especificamente dos jogadores brasileiros Ademir e Jair. Depois, disputou as Copas do mundo na Suíça (1954), Suécia (1958), Chile (1962) e Inglaterra (1966).

A Copa do Mundo na Suíça contou com a participação de apenas três seleções americanas: Brasil, México e Uruguai. A equipe de Carbajal enfrentou as poderosas seleções de Brasil e França, terminando assim sua participação nessa Copa com duas derrotas. Em 1958, na Suécia, a seleção mexicana tem desempenho um pouco melhor, conseguindo voltar para casa com um ponto, arrancado de um empate com o País de Gales.



Antonio Felix Carbajal

Fonte: https://www.iffhs.de/index.php/showLegendProfile/14


Foi, no entanto, a Copa de 1962 que marcou na memória do ex-goleiro o talento de Pelé. Nessa Copa, Brasil e México enfrentaram-se na fase de grupos. O Brasil venceu o jogo por 2 a 0 com um gol antológico de Pelé. Em uma entrevista, ao ser perguntado sobre como foi jogar contra Pelé, ele simplesmente respondeu “Sou um homem feliz por ter sofrido um gol do jogador de futebol mais perfeito que já vi jogar”. A Copa do Mundo da Inglaterra fecha o ciclo de jogos de Carbajal nas Copas do Mundo. No total, foram 11 partidas e 25 gols sofridos, 11 deles em jogos contra o Brasil.

Depois de aposentar-se como jogador, Carbajal atuou como técnico de futebol (passando por León, Unión de Curtidores, Atletas Campesinos e Morelia) e também como preparador de goleiros da seleção mexicana. Depois de Carbajal, apenas o alemão Lothar Matthäus, o italiano Gianluigi Buffon e o mexicano Rafa Márquez alcançaram tal feito.



Antonio Felix Carbajal

Fonte: https://www.estadiodeportes.mx/futbol-mexicano/antonio-carbajal-la-tota-leon-vs-union-de-curtidores-cancha-estadio-leon/



REFERENCIAS


http://sportv.globo.com/site/SporTV-na-Copa/noticia/2014/03/aos-84-anos-ex-goleiro-do-mexico-da-aulas-jovens-em-projeto-social.html

https://blogs.correiobraziliense.com.br/dribledecorpo/pele-80-anos-memorias-de-antonio-carbajal-o-goleiro-recordista-de-participacoes-em-copas/

https://denimenezes.com/o-goleiro-de-cinco-copas-do-mundo/

https://terceirotempo.uol.com.br/que-fim-levou/carbajal-396

https://www.uol.com.br/esporte/futebol/

47 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo