- Marco Túlio Gazzola
Arte no Chão
Olhe para o chão e perceba uma galeria de arte!

Direitos de Imagem: Domínio Público - Michael Trimble on Unsplash
Fonte: https://unsplash.com/photos/WG7jrDV1O44

Direitos de Imagem: Domínio Público - Merdanta por Pixabay
Fonte: https://pixabay.com/photos/lid-yokohama-drain-lid-metal-city-1665130/
A arte manifesta-se a partir da necessidade do ser humano de expressar seus sentimentos, utilizando-se para isso de sons, cores e movimentos. A música, a dança, o teatro e as artes visuais são linguagens artísticas de que nos servimos para concretizar essas manifestações. Diariamente, talvez sem perceber, nos deparamos com a arte e suas linguagens. Nas ruas do Japão atual, no entanto, isso é pouco provável. Continue lendo e entenda o motivo!
Na década de 1980, tendo por objetivo sensibilizar a população a respeito da importância dos projetos de redes de esgotos, surgiu a proposta de permitir aos municípios pintarem suas próprias tampas de bueiros(1). As cidades não só aderiram como promoveram concursos, estimulando a competição entre si.

Direitos de Imagem: Domínio Público - Cock Robin por Pixabay
Fonte: https://pixabay.com/pt/photos/arte-projeto-o-bueiro-4759528/

Direitos de Imagem: Domínio Público - Glorfmorph por Pixabay
Fonte: https://pixabay.com/pt/photos/hakone-jap%C3%A3o-gulli-gullideckel-5260370/

Direitos de Imagem: Domínio Público - Ma Nishimu por Pixabay
Fonte: https://pixabay.com/pt/photos/o-bueiro-o-%C3%B4nibus-espacial-projeto-2721691/
A cidade de Tokorozawa (província de Saitama) tendo por intenção, dentre outras coisas, prover mais segurança a seus habitantes, modernizou a mania. Ela dotou alguns de seus bueiros com displays luminosos de personagens das animações japonesas. As imagens, acesas diariamente das 18 às 2 horas, possuem lâmpadas LED alimentadas por energia solar(2). Muito legal, não acha?
No Brasil também temos essa intervenção artística. Em Porto Alegre, por exemplo, o projeto batizado de Boca de Rua (parceria do Núcleo Urbanoide, Cidade Baixa em Alta e das Tintas Coral) transforma as tampas de bueiro, dando novos significados para esse objeto.(3)
Na Alemanha, a designer têxtil Emma France Raff, conhecida também como a “ladra de estampas”, faz das tampas de bueiros, calçadas e trilhos de trem, peças de moda com design exclusivo.(4)
Assim, elementos que parecem ser insignificantes ganham novo sentido e transformam-se em obras de arte ou peças de design. Você já tinha pensado nisso? Conte para nós!
Até a próxima!
Sites pesquisados:
(1) https://www.hypeness.com.br/2014/03/a-incrivel-arte-em-tampas-de-bueiros-que-virou-mania-no-japao/
(3) https://noticias.band.uol.com.br/noticias/100000664928/bueiros-com-arte-em-porto-alegre.html