• Marco Túlio Gazzola

Audie Murphy: De soldado a ator em Hollywood


Audie Murphy

Direitos de Imagem: Domínio Público

Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/File:Audie_Murphy_Whispering_Smith_1961.JPG


Nascido em 1924, em Kingston (Texas), Audie trabalhava na colheita de algodão junto de seus nove irmãos. Seu pai abandonou a família quando ele ainda era criança, fazendo-o entrar no mercado de trabalho aos 13 anos de idade para ajudar a mãe no sustento da família.


Carreira militar

Antes de completar a idade mínima para se alistar, o garoto já sonhava em servir às Forças Armadas de seu país. Embora fosse baixinho e magro (1,65 m de altura e pouco mais de 50 quilos), conseguiu entrar para o Exercito, sendo batizado de “baby-face”. Enviado para a Campanha da Tunísia e logo depois, à 3ª Divisão de Infantaria, na Sicília (Itália). No país, participou de outras missões.

Ainda no continente europeu, deslocou-se para a França auxiliando as tropas de seu país a barrar as investidas do exército nazista. Em janeiro de 1945, após o pelotão em que servia ser quase totalmente dizimado – dos 128 homens, restavam apenas 19 – Audie foi feito comandante de sua divisão. E foi aí, perto da vila francesa de Holtzwihr, que protagonizou o momento que marcaria sua vida para sempre.

No dia 26 de janeiro, seis tanques alemães e centenas de soldados nazistas estavam atacando a sua diminuta companhia, obrigando os a recuar. O pequeno líder ordenou então que seus homens mantivessem-se nas florestas próximas, enquanto ele cobria a retirada do grupo, retardando o avanço das tropas inimigas. Logo em seguida os alemães atingiram um caça-tanques, que começou a pegar fogo. Em uma atitude que mais parece filme do Rambo, Audie subiu no caça-tanques incediado e utilizando-se da metralhadora calibre 50 abriu fogo contra os inimigos. Guerreando nessa posição arriscada, Audie é atingido na perna, mas mesmo assim, continua combatendo por mais uma hora, fazendo o inimigo recuar. Uma “vitória" improvável!

Por isso, em 23 de abril de 1945, com 19 anos, Murphy recebe a Medalha de Honra por suas ações. Essa medalha representa a mais alta condecoração concedida pelo Exército estadunidense. Suas façanhas atraíram a atenção da revista Life e também do ator e produtor de filmes James Cagney, que o convidou para o mundo do cinema.


Carreira no cinema

Murphy tornou-se, então, ator, fazendo sua estreia em 1948, no filme Beyond Glory, drama estrelado por Alan Ladd e Donna Reed. No ano seguinte casou-se com a atriz Wanda Hendrix. A união durou pouco e, em 1951, o casal anunciou o divórcio.

Da sua estreia até o fim de sua carreira a lista de filmes é extensa, em sua grande maioria de faroeste. No total foram mais de 30 filmes. Desses todos, seu maior sucesso comercial foi To Hell and Back, no qual ele era o principal ator de um roteiro baseado em suas memórias de guerra, publicadas em 1949. Na década de 1960 sua carreira entra em decadência.


Morte

Em maio de 1971, o avião em que viajava chocou-se contra a montanha de Brush, na Virgínia (EUA), vitimando Andie e mais quatro executivos.


Homenagens

Vários tributos e homenagens já foram prestadas a esse herói desde seu falecimento. Dentre essas muitas podemos citar o Audie L. Murphy Memorial Veterans, um Hospital de Veteranos, inaugurado em 1973.

Em 1986, teve seu nome incluido no “Hall of Grate Western Performers" do National Cowboy Hall of Fame & Western Heritage Museum (em Oklahoma), uma espécie de galeria da fama do Museu Nacional do Velho Oeste. Dez anos depois, em 1996, a Assembleia Legislativa do Texas declarou o dia 20 de junho como "Dia de Audie Murphy". Em 2000, foi lançado um selo postal pelos Correios, homenageando-o.

Em 2014, a banda sueca Sabaton compôs uma música em sua homenagem: "To Hell And Back", presente no disco Heroes. Em 2020, Arthur E. Friedman ("Uma Vida sem Limites") e Steven Jay Rubin ("Perdendo a Esportiva") anunciaram a produção de uma serie que recontará a vida e os feitos desse herói.


Curiosidade

Acredita-se que o personagem Capitão America seja inspirado em Audie Murphy.



Referencias

https://m.imdb.com/name/nm0001559/

https://www.discovertexasonline.com/2018/06/audie-murphy-the-real-captain-america/

https://www.google.com/amp/s/aventurasnahistoria.uol.com.br/amp/noticias/reportagem/o-artista-que-foi-da-guerra-a-hollywood-e-morreu-de-forma-tragica-conheca-audie-murphy.phtml

https://www.google.com/amp/s/super.abril.com.br/historia/bravos-e-loucos-contra-o-reich/amp/

https://www.martinsfontespaulista.com.br/audie-murphy---de-soldado-norte-americano-mais-condecorado-na-segunda-guerra-a-astro-de-hollywood-781165/p

https://www.nationalww2museum.org/war/articles/medal-honor-recipient-audie-murphy-single-handedly-stopped-german-attack

https://www.terra.com.br/diversao/cinema/vida-do-ator-heroi-audie-murphy-vai-virar-serie,7db694fabc5989f14642df6ef31af37agtojki4n.html

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo