• Raphael Uba de Faria

Bootsy Collins



Em 26 de outubro de 1951, em Cincinnati, Estados Unidos, nascia um dos músicos mais importantes e extravagantes de todos os tempos: William Earl "Bootsy" Collins.

Adotando o baixo como seu instrumento, o jovem Bootsy criou, em 1968, a banda de funk The Pacemakers, ao lado de seu irmão, Phelps "Catfish" Collins, e de outros dois amigos. A qualidade do grupo foi rapidamente percebida e, dois anos depois, quando o icônico James Brown perdeu muitos dos músicos de sua banda de apoio em função de disputas financeiras, os Pacemakers foram contratados para acompanhá-lo, sob o nome de The JB's. Nos onze meses que se seguiram, James Brown gravou alguns de seus maiores sucessos, incluindo Get Up (I Feel Like Being a) Sex Machine, e Bootsy Collins começou a escrever seu nome na história da música.

Após deixar a banda de Brown, o baixista lançou diversos álbuns solo e integrou várias bandas, com destaque para a Parliament-Funkadelic. Seu ritmo e habilidade únicos foram fundamentais para o desenvolvimento do funk nos EUA e por sua popularização no resto do mundo, além de terem moldado toda a produção musical que se seguiu nesse gênero.

Somados a isso, seu vocal espontâneo e humorístico e seus baixos, roupas e acessórios extremamente coloridos e chamativos só fizeram aumentar a aura mística em torno de sua figura. Até hoje, podemos ver Bootsy Collins por aí, impressionando e encantando espectadores pelos palcos de todo o mundo.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo