• Marco Túlio Gazzola

Conheça a Arte de Arjan Martins

Arjan Martins, pseudônimo de Argentino Mauro Martins Manoel, é um artista brasileiro que iniciou seus estudos na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro. Seu talento começa a ganhar grande destaque no início dos anos 2000 e, logo, suas pinturas rodaram o mundo em diversas exposições e lhe renderam vários prêmios, como, por exemplo, o PIPA 2018 - uma das premiações mais relevantes de artes visuais no Brasil.


Arjan Martins. Atlântico - 2018


Seus trabalhos buscam representar a diáspora africana e as migrações afro-atlânticas para o Brasil. Neles, podemos observar bússolas, caravelas, mapas, dentre outros elementos de significação especial para essa temática. Também é possível ver, nos seus trabalhos que os negros são representados com uma postura altiva e algumas vezes com o punho em riste, significando uma ruptura com o modo como as artes plásticas costumavam retrata-los - em posições subalternas ou invisíveis.


Arjan Martins. Sem título - 2018


Nesse ano de 2021, a extensa trajetória desse artista carioca foi transformada em livro publicado pela editora Cobogó, com organização de Paulo Miyada - curador do Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. Vale a pena conferir!


Arjan Martins. Sem título - 2018

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo