• Marco Túlio Gazzola

Dennis Rodman



Dennis Keith Rodman é um ex-jogador de basquete norte-americano que teve uma carreira marcada por títulos, recordes individuais e comportamento extravagante. Iniciou sua carreira na NBA jogando pelo Detroit Pistons, com o qual conquistou dois títulos nas temporadas de 1988-1989 e de 1989-1990. Depois, transferiu-se para o San Antonio Spurs, onde permaneceu por apenas dois anos. Essa rápida passagem é atribuída ao comportamento polêmico do atleta dentro e fora das quadras. Foi então para o Chicago Bulls, onde ganhou fama mundial. Jogando numa equipe que contava com, dentre outros jogadores, Michael Jordan e Scottie Pippen, o ala-pivô participou ativamente da conquista de três campeonatos seguidos e do recorde de 72 vitórias na temporada regular.

Infelizmente, o comportamento antidesportivo e a indisciplina do jogador também eram destaque. As discussões, faltas técnicas e suspensões eram constantes. Em uma certa temporada, jogando pelo Bulls, pagou, só em multas, US$ 2 milhões aos cofres da NBA.

Com a perda de rendimento e a imagem desgastada, sua vida em Chicago estava com os dias contados. Rodman vai, então, jogar nos Los Angeles Lakers e, depois, no Dallas Mavericks, encerrando sua carreira na NBA.

Algum tempo depois retorna as quadras para disputar a American Basketball League - uma liga alternativa de basquete -, conquistando o campeonato de 2003/2004 pelo Long Beach Jam. A partir daí, jogou apenas partidas de exibição em diversos países.

Ao longo de sua carreira conquistou cinco campeonatos na NBA, foi eleito duas vezes Melhor Jogador Defensivo da NBA, esteve duas vezes no All Star Game, e oito vezes no NBA all-Defensive Team. Fora das quadras, seu relacionamento amoroso com a cantora Madonna, seu casamento com ele mesmo vestido de noiva, sua atuação como ator de cinema e sua amizade com o líder coreano Kim Jong-Un, são apenas alguns dos exemplos da agitada e estranha a vida desse atleta-artista.

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo