• Marco Túlio Gazzola

Gandulas: os apanhadores de bola


Direitos de Imagem: Domínio Público - Andy03 por Pixabay

Fonte: https://pixabay.com/pt/photos/futebol-esporte-bola-jogo-490669/


Segundo Dicionário Aurélio, Gandula “é a pessoa que busca e devolve a bola que sai de campo ou quadra durante o jogo”(1). Há mais de uma versão a respeito da origem do termo no Brasil, uma delas é baseada na passagem do jogador Bernardo Gandulla pelo Vasco da Gama. De acordo com essa versão, o clube brasileiro teria contratado o jogador argentino em 1939, no entanto, por não conseguir muitas oportunidades no time titular e querendo demonstrar utilidade, o jogador se dispôs a buscar a bola toda vez que ela saía de campo, independentemente de qual time se beneficiaria com seu gesto. A outra versão afirma que a figura do gandula já existia antes da vinda desse jogador para o Brasil. Apesar da figura do “apanhador de bolas” já existir antes da chegada de Bernardo Gandulla ao Brasil, podemos afirmar que sua atuação espontânea contribuiu para associar seu nome à função, popularizando o termo em todo o país.(2)

Esses colaboradores que, geralmente vivem à margem do espetáculo, longe dos holofotes, podem fazer a diferença durante uma partida, Veja como isso já aconteceu.



Direitos de Imagem: Domínio Público - SockSnap por Pixabay

Fonte: https://pixabay.com/pt/photos/grama-gramado-campo-esportes-2616911/


GANDULAS (CO)PROTAGONISTAS

Jogadores, técnico, torcida, infraestrutura oferecida; todos esses aspectos devem ser considerados para o sucesso de uma equipe e/ou de um atleta. Mas há um profissional que, algumas vezes, torna-se fundamental para uma vitória ou até mesmo para a conquista de um campeonato. Listamos aqui alguns desses casos em que o(a) gandula transformou-se em fator decisivo para o final feliz de um time.


1) Tottenham 4 x 2 Olympiacos (2019)

No dia 26/12/2019 Tottenham e Olympiacos disputavam uma partida pela Champions League. No momento em que o clube inglês perdia a partida por 2 x1, o gandula efetuou uma reposição de bola bastante rápida para o Tottenham surpreendendo a defesa do time grego. A jogada resultou no gol de empate e motivou uma reviravolta na partida que terminou em 4 x 2 para o Tottenham.(3) A “jogada” rendeu, inclusive, elogios do técnico Mourinho.


2) Botafogo 3 x 1 Vasco (2012)

Em 2012 na decisão da Taça Rio, a gandula Fernanda Maia repôs a bola rapidamente nas mãos do jogador botafoguense Maicosuel, que lançou o atacante Loco Abreu. A defesa do Vasco estava desarrumada e o time sofreu o gol. O lance causou muito polêmica e a gandula foi destaque no noticiário esportivo daqueles dias.(3)


3) Liverpool 4 X 0 Barcelona (2019)

O jovem Oakley Cannonier, jogador das categorias de base do Liverpool e gandula naquela partida , tornou-se uma celebridade após contribuir para a jogada que resultou em gol para seu time. Oakley repôs a bola rapidamente para Alexander-Arnold que, surpreendendo a defesa do Barcelona, encontrou Origi, que fez Liverpool 4 a 0. O resultado classificou o time para a final da Liga dos Campeões da Europa.(4)

ALGUNS FAMOSOS QUE JÁ FORAM GANDULAS

Em uma partida de futebol, jogando ou assistindo, nem imaginamos que ali na beirada daquele gramado pode estar uma futura celebridade do esporte, não é mesmo? Então, vamos conhecer alguns ex-gandulas!


FABIO CANNAVARO

O jogador Fabio Cannavaro começou sua carreira no Napoli (ITA), e a partir daí ganhou o mundo, tornando-se campeão mundial pela seleção italiana em 2006. No Napoli, enquanto jogador juvenil, foi também gandula, tendo nessas ocasiões a oportunidade de ver jogar alguns de seus maiores ídolos como Diego Maradona e Ciro Ferrara. Parece que os anos de gandula renderam bons ensinamentos para Cannavaro.(5)


RAUL GONZALEZ

O atacante Raul Gonzalez, que fez bastante sucesso no Real Madrid e na seleção espanhola, começou sua carreira no Atlético de Madrid (ESP), onde prestou serviços de gandula. Raul é reconhecido como uma das maiores estrelas da história da seleção espanhola e do Real Madrid. Nada mal para quem começou como gandula.(5)


WESLEY SNEIJDER

O meia atacante holandês Sneijder participou de equipes memoráveis, tendo se destacado também na seleção de seu país, com a qual conquistou o título de vice-campeão mundial em 2010 e eleito segundo melhor jogador da competição. Observar jogadores daquele Ajax de Frank Rijkaard certamente contribuiu para sua evolução na carreira.(5)



REFERENCIAS, SITES PESQUISADOS:

1) AURELIO, O mini dicionário da língua portuguesa. 4a edição revista e ampliada do minidicionário Aurélio. 7a impressão – Rio de Janeiro, 2002.

2)https://pt.wikipedia.org/wiki/Gandula#:~:text=Gandula%20ou%20apanha%2Dbolas%20%C3%A9,que%20o%20jogo%20tenha%20continuidade

3) https://www.90min.com/pt-BR/posts/6505914-5-partidas-de-futebol-que-tiveram-atuacao-decisiva-de-gandulas

4) https://www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-noticias/2019/05/09/gandula-decisivo-do-liverpool-vira-celebridade-e-gera-campanha-para-final.htm

5) https://www.sportskeeda.com/football/5-ball-boys-who-went-on-to-become-famous-footballers-tl

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo