• Marco Túlio Gazzola

Kareem Abdul-Jabbar



Kareem Abdul-Jabbar (cujo nome de batismo é Ferdinand Lewis Alcindor Jr) é um ex-jogador de basquete que atuava na mais famosa liga americana. Depois de se destacar como atleta universitário, iniciou sua carreira profissional no Milwaukee Bucks, onde conquistou seu primeiro título na NBA e o NBA Rookie of the Year (em português: revelação do ano). Conquistou também três vezes o Prêmio de MVP (Most Valuable Player) e os títulos da Conferência Leste de 1971 e 1974, e da Divisão Central em 71, 72, 73 e 74. Foi também nesses anos em Milwaukee que adotou publicamente o nome muçulmano Kareem Abdul-Jabbar.

Depois de 6 temporadas no Milwaukee transferiu-se para o Los Angeles Lakers, onde disputou quatorze temporadas e ganhou três vezes o prêmio de MVP e cinco vezes a NBA (1980, 1982, 1985, 1987 e 1988).

Em 1989, aos 42 anos de idade, 20 temporadas, o dono do "skyhook" (no Brasil, "gancho") mais certeiro da história do basquete decidiu aposentar-se e junto com ele seus ex-times decidiram aposentar o número que o acompanhou, 33. Com 38.387 pontos, ele detém até os dias atuais a marca de maior pontuador da história da NBA e é considerado um dos maiores jogadores da história do basquete americano. Depois da aposentadoria, dedicou-se, dentre outras atividades, como ator de cinema e escritor.

Fora das quadras continua a ser premiado. Em 2011 recebeu um diploma honorário do Instituto de Tecnologia de Nova York e a Double Helix Medal por seu trabalho na conscientização da importância das pesquisas sobre o câncer. Em 2016, o ex-atleta recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade, a principal condecoração civil dos EUA.

37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo