• Marco Túlio Gazzola

Museu do Fracasso

Um Museu Que Não Exalta Os Sucessos

A maioria dos museus que conhecemos valorizam os líderes, suas vitórias em batalhas, dão destaque às obras mais valorizadas de um ou de vários artistas, como pinturas, esculturas, desenhos etc. No entanto, há um museu que decidiu dar visibilidade ao fracasso: é o Museum of Failure (“Museu do Fracasso”).


Museum Of Failure (“Muse Do Fracasso”)

O Museu do Fracasso, localizado em Helsinborg (Suécia), apresenta uma coleção de mais de 100 itens sob curadoria do Dr. Samuel West. O Museu do Fracasso serve justamente para nos mostrar que os fracassos constituem um importante passo para o sucesso. Vamos conferir alguns desses “infortúnios”.


Perfumes Harley-Davidson

Em 1994 a fabricante de motocicletas Harley-Davidson lançou sua própria linha de perfumes e colônias chamada “Hot Road”.(1) As fragrâncias foram desenvolvidas em colaboração com os perfumistas Gerard Anthony, Philippe Bousseton e Sylvie Fischer. (2) Não deu certo.

Diretos de Imagem: Harley-Davidson

Fonte: https://www.fragrantica.com.br/perfume/Harley-Davidson/Legendary-Harley-Davidson-Hot-Road-17459.html


Celular ESPN

Em 2005 a ESPN decidiu lançar seu próprio telefone oferecendo, aos amantes dos esportes, notícias, resultados de jogos e análises em tempo real. Havia também um serviço SMS integrado para que o usuário pudesse receber um alerta sempre que ocorresse alguma novidade no esporte de seu interesse. O aparelho era feio e os planos de assinatura caros. No final de 2006 a empresa optou por abandonar o projeto.(3)


Direitos de Imagem: ESPN e Sanyo

Fonte: http://allthingsd.com/20060216/mobile-espn-trade-offs/


Uroclub (“BANHEIRO DISFARÇADO”)

O Uroclub é um falso taco de golfe que possui uma tampa de rosquear em sua parte superior acompanhado de uma toalha de mão. O golfista, ao sentir vontade de urinar, abre a tampa do falso taco de golfe, prende essa “toalha de privacidade” em seu cinto e “discretamente” (huahahaha) urina no interior desse taco.(4) É possível ver o comercial desse produto acessando o link abaixo.

https://youtu.be/ncjYnLgxyCI


Direitos de Imagem: Uroclub

Fonte: https://collection.museumoffailure.com/uroclub-urinal-golf-club/


Crystal Pepsi

Na década de 1990 a Pepsi, perseguindo a ideia de oferecer uma bebida que transparecesse pureza, lançou um refrigerante incolor: Crystal Pepsi. Por meio de uma dispendiosa campanha publicitária o produto alcançou num primeiro momento um enorme sucesso, mas logo que os consumidores provaram a bebida, o sucesso transformou-se em fracasso. (5)


Direitos de Imagem: PepsiCo

Fonte: https://www.thrillist.com/news/nation/crystal-pepsi-returns-to-store-for-the-last-time-on-august-14


Logbar Ring (Anel-controle)

A promessa da fabricante era que esse objeto permitiria fazer uma infinidade de coisas como mudar o canal da tv, escrever uma mensagem de texto ou acionar um aplicativo. O equipamento não foi um sucesso. O anel era muito grande, desconfortável, além disso, funcionou poucas vezes sendo necessário em alguns casos repetir até 20 vezes o mesmo movimento para que ele fosse compreendido pelo sistema.(6)

Direitos de Imagem: Logbar

Fonte: https://collection.museumoffailure.com/logbar-ring/


Coke Black (Coca-Cola com Café)


Direitos de Imagem: Coca-Cola

Fonte: https://collection.museumoffailure.com/cocacola-blak/


Em 2006, após dois anos desenvolvendo essa bebida, a Coca-Cola lançou o seu refrigerante com sabor de café. A bebida não agradou e em 2008 a produção foi encerrada.(7) E você? Lembra de alguma invenção que não deu certo?


REFERENCIAS:

1) https://www.natgeo.pt/viagem-e-aventuras/2018/05/este-museu-celebra-o-fracasso

2) https://www.fragrantica.com.br/desenhista/Harley-Davidson.html

3) https://collection.museumoffailure.com/mobile-espn/

4) https://collection.museumoffailure.com/uroclub-urinal-golf-club/

5) https://collection.museumoffailure.com/crystal-pepsi/

6) https://collection.museumoffailure.com/logbar-ring/

7) https://collection.museumoffailure.com/cocacola-blak/

65 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo