• Raphael Uba de Faria

Rick Wakeman e Henrique VIII


Rick Wakeman e seus teclados, nos anos 1970


Há algumas semanas, Rick Wakeman foi tema de uma de nossas biografias resumidas, na seção "Quem?!", mas ainda há uma história muito interessante sobre ele para contar.

Como vimos, após se destacar no meio musical inglês por sua extrema habilidade e ter integrado o Yes, contribuindo para o enorme sucesso dos álbuns Fragile e Close To The Edge, o tecladista resolveu lançar seu primeiro álbum solo: The Six Wives of Henry VIII, ou, As Seis Esposas de Henrique VIII. Totalmente instrumental, a premissa do álbum era apresentar, musicalmente, as características e personalidades das esposas do controverso rei do século XVI.


Capa original de The Six Wives of Henry VIII


Mas quem foi Henrique VIII? Você já deve ter ouvido falar dele como fundador da Igreja Anglicana, o rei que brigou com a Igreja Católica para poder se casar de novo. Em resumo, é isso mesmo. Em busca de um herdeiro do sexo masculino, Henrique queria anular seu casamento com sua primeira esposa, Catarina de Aragão, que havia lhe dado uma menina, para se casar com sua mais recente amante, Ana Bolena. Separando-se de Catarina sem a aprovação do Papa, Henrique foi excomungado e resolveu o problema criando sua própria igreja. Uma história conturbada, repleta de tragédias e amantes, foi responsável pelos seis casamentos do rei.

De volta aos anos 1970, Rick Wakeman tinha lido A Vida Privada de Henrique VIII, de Nancy Brysson Morrison, e o capítulo sobre Ana Bolena o fez se lembrar de alguns trechos musicais que ele havia gravado em 1971. Assim nasceu a ideia para o álbum, que foi lançado em janeiro de 1973, com seis faixas, uma para cada esposa - "Catherine of Aragon", "Anne of Cleves", "Catherine Howard", "Jane Seymour", "Anne Boleyn" e "Catharine Parr" - sem obedecer a ordem dos casamentos. O sucesso foi imediato e, empolgado com a repercussão, o músico solicitou permissão junto à coroa inglesa para realizar uma apresentação ao vivo no palácio de Hampton Court, construído por ordem de Henrique VIII. Como ele mesmo conta, embora aberto ao público, realizar um show no local estava completamente fora de cogitação para o governo, e o pedido foi negado. Irritado, ele abandonou a ideia apresentar o álbum ao vivo, mesmo podendo fazê-lo no Royal Albert Hall, o mais importante palco de espetáculos da Inglaterra.


Palácio Hampton Court, em Londres


Mas o mundo sempre dá voltas e 35 anos depois o telefone de Rick tocou. Do outro lado da linha estava Trevor Dunsford, falando do Palácio de Hampton Court. Ele disse que 2009 marcaria os 500 anos da ascensão de Henrique VIII ao trono e que muitos eventos estavam acontecendo. Então, perguntou: "você gostaria de apresentar As Seis Esposas de Henrique VIII em Hampton Court?". Com um enorme sorriso no rosto, Rick Wakeman disse que havia feito um pedido nos anos 1970 e que a resposta tinha demorado a chegar.

Assim, no dia 5 de outubro de 2009, Rick Wakeman subiu ao palco montado em frente ao palácio, apresentou e gravou The Six Wives of Henry VIII Live at Hampton Court Palace!


Rick Wakeman se apresentando no Palácio Hampton Court

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo