• Raphael Uba de Faria

Roubando a Cena

Olívia Palito e Popeye são um dos casais mais famosos das histórias em quadrinho e dos desenhos animados. Desde o final dos anos 1920, eles divertem o público com suas histórias. No Brasil desde 1932, marcaram a infância de quase todos nós. Mas nem sempre foi assim...


Olívia e Ham em tirinha de 1920.


Em 1919, dez anos antes da primeira aparição do marinheiro, Olívia era protagonista do Thimble Theatre, tirinha criada pelo cartunista E. C. Segar que contava histórias de sua família, a família Oyl. No original, em inglês, ela se chama Olive Oyl, Azeite de Oliva, apenas trocando o i por um y em oil. Seus pais são Cole Oyl e Nana Oyl e, seu irmão, Castor Oyl. Ela também tinha um namorado, Harold Hamgravy, mais conhecido, simplesmente, como Ham Gravy (Molho de Presunto), um sujeito preguiçoso, que frequentemente se sentia atraído por outras mulheres, sempre mais ricas.


Família Oyl e Harold Hamgray


Eis que, em 17 de janeiro de 1929, Castor e Ham encontraram Berenice, uma galinha mágica que dava muita sorte, e procuravam alguém para levá-los a um cassino na ilha Dice. Ao chegar ao cais viram um marinheiro fumando um cachimbo. Quando Castor perguntou se ele era marinheiro, ele respondeu sarcasticamente: "Você achou que eu era um cowboy?" Assim surgia Popeye (ao pé da letra, "Olho Estourado"), que, no desenrolar da história seria baleado, mas sobreviveria acariciando a cabeça de Berenice.


Primeira aparição de Popeye, em 1929


Inspirado em um marinheiro real, chamado Frank "Rocky" Fiegel, Popeye deixou a tirinha ao final da aventura, mas ele fez tanto sucesso com o público que Segar teve que trazê-lo de volta. O marinheiro foi responsável por contratos com outros jornais do país e ficou tão famoso que o cartunista alterou o nome da tirinha para Thimble Theatre: Estrelando Popeye, o Marinheiro. Com o passar do tempo, Popeye começou a namorar Olívia - ela, também, inspirada em uma pessoa, Dora Paskel - e Ham Gravy foi perdendo espaço, até ser, definitivamente, cortado da história. É interessante observar que, ao contrário da maioria das tirinha, Thimble Theatre não era composta por histórias isoladas, mas, sim, por uma história sequencial.


Frank "Rocky" Fiegel


Após a morte de Segar, com Popeye já protagonista e contando com Brutus, que apareceu em 1932, Thimble Theatre chegou às telas em forma de desenho animado. Mas a produção das tirinhas não parou. Apesar de seu nome ter sido abreviado para Popeye nos anos 1970, ela é escrita até hoje - e já teve outros seis cartunistas responsáveis - o que a torna uma das obras mais antigas da Nona Arte ainda em distribuição.


Dora Paskel


Ainda há tempo para mais uma curiosidade. Originalmente Brutus chamava-se Bluto. Entretanto, quando a primeira versão do desenho animado terminou, em 1957, a King Features, dona dos direitos do quadrinho, achou que o nome Bluto era de propriedade da distribuidora do desenho, a Paramount, e mudou o nome para Brutus. Ledo engano! Ele havia aparecido como Bluto nos quadrinhos primeiro... Macacos me mordam!


Primeira aparição de Brutus, ainda como Bluto

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo