• Raphael Uba de Faria

Rufus “Speedy” Jones

Nascido em Charleston, Carolina do Sul, no ano de 1936, Rufus Jones começou a tocar trompete ainda criança, mas foi aos treze anos, quando decidiu trocar o sopro pelas baquetas que começou a escrever sua história com um dos músicos mais marcantes da história do Jazz.


Rufus “Speedy” Jones

Fonte: https://www.drummerworld.com/drummers/Rufus_Speedy_Jones.html


Destacando-se pela agilidade e velocidade com que tocava bateria, logo recebeu o apelido de Speedy (ligeirinho, em tradução livre) e com apenas dezoito anos foi convidado para tocar na Big Band do lendário jazzista Lionel Hampton, por onde esteve até ser convocado para prestar o serviço militar. Durante o período em que esteve no exército, integrou um quinteto que se apresentava na cidade de Columbia, Carolina do Sul, todas as noites de sábado.

Retornando à vida civil, Jones tocou com Red Allen antes de ingressar na banda de Maynard Ferguson, com quem tocou de 1959 a 1963. Nesse mesmo ano, criou sua própria Big Band e, no ano seguinte, gravou seu único álbum como líder, Five on Eight, que vocês podem conferir clicando aqui.

O período mais marcante de sua carreira começou quando foi convidado por Count Basie para ingressar na Count Basie Orchestra, uma das mais importante Big Bands de todos os tempos, responsável por lançar inúmeras lendas do Jazz e revolucionar o estilo durante seus quase cinquenta anos de existência. Apesar de curta, sua passagem lhe rendeu fama e ele logo foi convidado para tocar com Woody Herman e, em seguida, com outro dos maiores nomes da história do Jazz: Duke Ellington.

Com Ellington, Rufus teve espaço para mostrar ainda mais o seu estilo veloz e explosivo, sobretudo durante os solos de bateria que lhe eram permitidos. Deixamos alguns links no final do texto para vocês conferirem sua habilidade impressionante. Antes de encerrar sua carreira, Speedy ainda tocou com James Brown em alguns momentos. Ele faleceu em 1990, com apenas 53 anos de idade, mas seu nome será sempre lembrado entre os grandes da história da música.


https://www.youtube.com/watch?v=cFnpmNJ6s1Q


https://www.youtube.com/watch?v=tPKYc0X76Gg


https://www.youtube.com/watch?v=tcrcKORA34U


https://www.youtube.com/watch?v=N4UqTvHqFUc




Referências:


http://www.cruiseshipdrummer.com/2020/08/the-case-of-rufus-speedy-jones.html

https://en.wikipedia.org/wiki/Rufus_%22Speedy%22_Jones

https://www.drummerworld.com/drummers/Rufus_Speedy_Jones.html

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo