• Professor Wagner Lacerda

Tarcísio Meira



Tarcísio Pereira de Magalhães Sobrinho nasceu no dia 5 de outubro de 1935 em São Paulo. Descendente, pelo lado paterno, da aristocracia rural do sul de Minas Gerais e, pelo lado materno, de tradicionais ramos paulistas – como os Cerqueira César, os Paes Leme e os Penteado –, ele cresceu sem grandes dificuldades financeiras.

Em 1957, com apenas 21 anos, estreou no teatro, atuando em A Hora Marcada. Dois anos depois, protagonizaria seu primeiro espetáculo: O Soldado Tanaka, compondo o elenco a convite do já renomado à época Sérgio Cardoso. O caminho natural era a televisão. No mesmo ano, Tarcísio Meira destacou-se em um teleteatro exibido na extinta TV Tupi; a peça em questão era Noites Brancas, de Dostoiévski, e o ator foi muito elogiado pela crítica e pelo público.

Na mesma emissora, em 1961, Tarcísio trabalharia em outra adaptação teatral para a televisão: Uma Pires Camargo. Foi ali que conheceu a atriz Glória Menezes, com quem se casou, formando um dos casais mais conhecidos e queridos do meio artístico brasileiro – o casal teve um único filho: o também ator Tarcísio Filho.

Tarcísio Meira foi o protagonista da primeira telenovela diária da televisão brasileira: 2-5499 Ocupado, na também extinta TV Excelsior e, pouco depois, transferiu-se para a TV Globo, onde permaneceu até se aposentar. Destacou-se também no cinema, onde atuou, dentre outros filmes, em A Idade da Terra (1980), de Glauber Rocha. Infelizmente, em 12 de agosto de 2021, Tarcísio foi mais uma das vítimas da pandemia de COVID-19, falecendo, aos 85 anos, na mesma cidade onde nascera, a sua querida São Paulo.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo