• Professor Wagner Lacerda

Will Eisner



William Erwin Eisner nasceu no Brooklin, em Nova York, no dia 6 de março de 1917 e lá passou toda a sua juventude. Ainda criança, o pequeno Will, filho de imigrantes judeus vindos do Império Austro-Húngaro, apaixonou-se por quadrinhos e decidiu que eles seriam sua carreira e sua vida.

Foi no ano de 1936 que o plano começou a realizar-se: Eisner passou a integrar a equipe da revista WOW What a Magazine!. Dirigida por Jerry Iger, ela acabou no ano seguinte, mas o caminho estava pavimentado. Juntamente com o próprio Iger, ele fundou o Eisner-Iger Studio, onde viriam a trabalhar lendas como Bob Kane – criador do Batman – e Jack Kirby – criador do Capitão América. Will Eisner também colocou a mão na massa e criou diversas histórias, envolvendo piratas, espiões e, claro, super-heróis.

Em 1940, Eisner se separou do sócio e foi criar mais quadrinhos na Quality Comics Group. Foi na nova casa que ele criou seu mais famoso personagem: o detetive mascarado Denny Colt – The Spirit –, um herói sem nenhum poder especial. A qualidade do roteiro e da arte surpreendeu a todos e, então, Will Eisner foi elevado a grande nome da Nona Arte.

Criador de histórias e padrinho de grandes nomes, Eisner ainda encontrou tempo para lecionar na Escola de Artes Visuais de Nova York e para escrever livros essenciais para qualquer um que queira estudar a arte sequencial – aliás, termo cunhado por ele – a fundo. Em 1988, foi comprovada a dimensão do seu nome: a indústria dos quadrinhos instituiu o Prêmio Will Eisner, concedido anualmente a grandes nomes da área.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo