• Marco Túlio Gazzola

Yamandu Costa




Yamandu Costa é um violonista (violão de sete cordas) e compositor brasileiro. Seus pais, a cantora Clary Marcon e o multi-instrumentista Algacir Costa, o incentivaram desde cedo a seguir o caminho da música, tanto que, aos 18 anos de idade já havia conquistado o Prêmio Açorianos de Musica, de 1997, na categoria Revelação. Nos anos seguintes, apresentou-se em diversos shows em turnês e festivais. Em 2000 e 2001, lançou seus primeiros álbuns, Dois Tempos (com Lúcio Yanel) e, logo em seguida, Yamandu. Sua carreira continuou em ascensão.

Ao longo dos anos 2000 seguiu trabalhando intensamente e em parceria com diversos artistas, como por exemplo, Paulo Moura, Hamilton de Holanda e Dominguinhos. Nessa primeira década, lançou 15 álbuns, que lhe renderam ao menos quatro premiações: a de melhor instrumentista de MPB e a de Melhor Disco Instrumental (álbum Dois Tempos), ambas no Prêmio Açorianos, e a de Melhor Disco Instrumental (Luz da Aurora, com Hamilton de Holanda) a de Melhor Solista de Instrumental, ambas em 2010. De 2011 até hoje, lançou mais onze álbuns e um DVD, em 2018, De Show a Show com Yamandu Costa.

Para além de suas apresentações musicais únicas, Yamandu também possui uma certa lista de atuações em filmes-documentários. De 2005 até hoje, foram seis no total, a última, em Dois Tempos, neste ano de 2021. Atualmente, Yamandu Costa é considerado um dos maiores violonistas do Brasil e do mundo.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo